Como preparar uma refeição saudável e equilibrada?

Como preparar uma refeição saudável e equilibrada?

Preparar uma refeição saudável e equilibrada é muito simples se conhecermos os seus três componentes essenciais - vegetais, hidratos de carbono ricos em amido e proteína!

 

Comer de forma saudável não tem de ser uma tarefa árdua. Criar refeições saudáveis e equilibradas é surpreendentemente fácil desde que tenha em mente os elementos essenciais de qualquer refeição. Ter uma dieta equilibrada e saudável é muito simples quando sabemos criar refeições equilibradas pois a chave para uma dieta nutritiva é a variedade. Coma uma grande variedade de frutas e legumes, junte os hidratos de carbono e as proteínas e o seu corpo obterá todos os nutrientes de que necessita para permanecer saudável.

Refeições simples e equilibradas devem ser constituídas por três componentes essenciais - vegetais, hidratos de carbono ricos em amido e proteínas.

Tudo começa com proteína

Para criar uma refeição equilibrada temos de ter, pelo menos, uma boa fonte de proteína. Temos de garantir que ingerimos proteínas de boa qualidade em quantidade suficiente para nos mantermos saudáveis pois são necessárias para o crescimento, manutenção e reparação do nosso corpo.

A Iglo oferece uma gama variada de proteínas de grande qualidade, desde os nossos Douradinhos de Peixe e Filetes Primavera aos Hamburgers de Frango / Crocantes de Frango e os fantásticos produtos vegetarianos ricos em proteína Green Cuisine.

Sabia que as nossas ervilhas e favas também são uma grande fonte de proteína? Podem ser adicionadas a todo o tipo de refeições, proporcionando uma porção de vegetais e um reforço de proteína!

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Lembre-se dos Hidratos de Carbono!

Uma refeição equilibrada também deve conter uma boa porção de hidratos de carbono ricos em amido. Os hidratos de carbono ricos em amido incluem batatas, massa, arroz, pão e outros cereais como o couscous e, sempre que possível, é preferível consumi-los nas suas versões integrais. Trocar o arroz branco pelo arroz integral ou pelo arroz selvagem não só aumenta o consumo de fibras, como também adiciona um sabor delicioso a frutos secos ao seu prato.

É importante introduzir os hidratos de carbono ricos em amido na sua dieta pois são uma excelente fonte de energia e fornecem vários outros nutrientes.

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Encha o seu prato de vegetais

Porque são tão saudáveis, deveríamos comer pelo menos 5 porções por dia de vegetais e fruta. É por essa razão que as nossas refeições devem incluir muitos vegetais, de modo a garantir que comemos a quantidade suficiente. Tente preencher a restante metade do seu prato com vegetais variados. Desta forma, irá ingerir uma grande variedade de diferentes vitaminas e minerais, pois diferentes vegetais contêm diferentes tipos e quantidades desses nutrientes.

Os vegetais também adicionam cor às refeições e tornam-nas mais apetitosas, além de serem uma excelente forma de adicionar sabor. A Iglo dá-lhe uma ajuda, proporcionando de forma cómoda, vegetais muito saborosos que podem ser facilmente adicionados às suas refeições. Porque não experimentar os nossos vegetais? Lembre-se de que os vegetais congelados são nutricionalmente tão bons como os frescos!

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Adicione componentes extra

Não há como falhar com esta fórmula simples de três partes para uma refeição equilibrada. No entanto, pode melhorar a sua refeição de uma forma fácil e saudável com coberturas e complementos como:

  • Produtos lácteos ou alternativas de origem vegetal, como iogurte grego ou queijo ralado
  • Um punhado de frutos secos e sementes, que oferecem textura, sabor e nutrientes adicionais
  • Ervas e especiarias que não só adicionam sabor, como também ajudam a reduzir o sal utilizado para temperar a comida

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