HISTÓRIAS DE PESCADORES

É necessário dedicação, coragem e paixão para estar em alto-mar por longos períodos de tempo em todo o tipo de condições climatéricas. Aqui, partilhamos as experiências, esperanças e ambições daqueles que orgulhosamente se designam de pescadores.

Conheça Roy Olsen, Jeff Crain e Reed Rousar. Três capitães de três embarcações que pescam Escamudo-do-Alasca no Mar de Bering.

UMA SEGUNDA FAMÍLIA

Passamos vários dias no mar, isolados da família, dos amigos e dos confortos do lar. Trabalhamos em condições extremas e passamos pelas piores condições climatéricas que o mundo tem para oferecer. Além disso, enfrentamos situações desgastantes que põem à prova a força mental de qualquer um.

Esta é a vida de um pescador, e é por isso que temos de criar laços a bordo.

Felizmente para Reed Rousar, capitão do F/V Seattle Enterprise, com cerca de 82 m, já conhece a sua tripulação há muito tempo. "Trabalho com eles há 20 anos e é quase como uma família. O ambiente é fantástico e olhamos uns pelos outros".

 

 

A TRIPULAÇÃO É CRUCIAL

Tomarmos conta uns dos outros é o pilar fundamental da vida de um pescador.  Os modos de vida, e mesmo as vidas, dependem da dedicação, do apoio e do cuidado da tripulação.

Roy Olsen é capitão do F/V Pacific Viking, uma embarcação de arrasto com cerca de 38 m. Começou como responsável pela ponte há 21 anos. Mais tarde assumiu o leme no turno da noite e tornou-se depois capitão. Fez parte da tripulação, pelo que sabe bem a importância de ter uma boa equipa na qual possa confiar totalmente. A sua mensagem é simples mas diz tudo: "Não sou nada sem a minha tripulação. Sem eles não conseguiria fazer isto".

FIEL À VIDA DE PESCADOR

Converse com um pescador e irá imediatamente reparar na inabalável lealdade ao trabalho, ao capitão, à tripulação, aos colegas de profissão e às empresas, como a Trident Seafoods, parceira da Iglo que disponibiliza vários barcos e nos fornece Escamudo-do-Alasca.

Jeff Crain é o capitão do F/V Sovereignty, uma embarcação de arrasto com cerca de 50 m. Já é pescador há 35 anos, "Há bastante lealdade," diz ele, "Especialmente com a Trident e com outras embarcações de arrasto".

 

 

FIEL AO PEIXE

O nível de cuidado e proteção que os pescadores têm entre si só tem correspondência no amor que nutrem pelos oceanos e pelo peixe que pescam.

"Acho que o Escamudo-do-Alasca é um dos melhores peixes", afirma Reed Rousar. "Como todos os dias no barco e os meus filhos adoram. Tenho sempre de levar uma caixa para casa quando chego".