O jogo “A Bordo com o Capitão” é um dos principais pontos de contacto do projeto.
Neste jogo lúdico-pedagógico, cada uma das cartas representa uma espécie, ou um conceito, relacionados com o consumo responsável e a vida marinha.
O grande objetivo para as crianças é usarem os seus conhecimentos, criatividade e perseverança na resolução dos desafios das cartas.
Quantos mais resolverem, mais espécies preservam!
OBJETIVO
O objetivo é resolver o máximo de desafios das cartas. Os desafios são feitos às equipas/jogadores adversários – ou seja, os desafios das cartas que escolhemos serão para fazer às equipas adversárias.
Sempre que resolves um desafio acumulas essa carta. No final, quem tiver mais cartas acumuladas ganha o jogo.
Nota:
“A Bordo com o Capitão” pode ser jogado em equipa ou individualmente, sem necessidade mudar a dinâmica.
COMO JOGAR?
O BARALHO
O baralho é composto por dois tipos diferentes de cartas:
Cartas de Espécies – representam as espécies animais presentes nos nossos
oceanos, mares e rios. Cada uma destas tem um número de pontos associados
correspondentes ao seu estado de conservação na natureza.
Cartas de Ação - correspondem conceitos relacionados com a sustentabilidade
ambiental e/ou o ambiente aquático. Permitem aos grupos tomar ações excecionais
durante o jogo.
A ESCOLHA DO BARALHO
1. Os grupos terão um máximo de 45 pontos disponíveis para escolherem 6 cartas de espécies animais.
As cartas têm uma indicação de pontos. Quanto mais dramático for o estado de conservação da espécie, mas pontos tem a carta. Quantos mais pontos tiver a carta, mais difícil é o desafio!
2. Para além destas, cada grupo deverá escolher aleatoriamente uma das Cartas Ação disponíveis. Ficando com um total de 7 cartas na mão.
À PESCA COM O CAPITÃO
- As cartas são divididas em igual número por todos os participantes. Não se pode olhar para as cartas.
- Cada participante joga uma carta de cada vez revelando-a apenas quando é colocada na mesa. Estas cartas vão-se acumulando num monte.
- Quando um dos participantes jogar a carta de um peixe com o estado de conservação “Em Perigo”, a primeira criança a “bater” no baralho de cartas com a mão ganha as cartas acumuladas.
- Os jogadores vão saindo à medida que não deixam de ter cartas para jogar.
- O objetivo, no final, é ficar com o máximo de cartas possível.
NO MAR COM O CAPITÃO
- Tal como no jogo anterior, a totalidade das cartas disponíveis é dividida entre os jogadores.
- Os participantes podem ver sempre as suas cartas e terão sempre de jogar uma carta com um número de pontos igual ou superior à carta do jogador anterior.
- O que jogar a última carta da jogada fica com as cartas que se acumularam.
- Assim que os jogadores se vão “livrando” das cartas que têm na mão saem do jogo.
- O vencedor é o primeiro a ficar sem cartas na mão.
MEMÓRIA DO CAPITÃO
- Baralha as cartas e alinha-as lado a lado. Tenta emparelhar as que são do mesmo estado de conservação.
- As cartas devem ser baralhadas e colocadas voltadas para baixo numa grelha 8x4.
- O primeiro jogador vira duas cartas à escolha.
- Se as cartas tiverem o mesmo "Estatuto de Conservação," o jogador retira-as e continua a jogar.
- Se não tiverem, as cartas são viradas de novo para baixo, passando a vez ao outro jogador.
- O jogo termina quando todos os pares forem encontrados.
AS CARTAS
Em cada carta encontra-se a imagem da espécie, informações importantes, estatuto de conservação, número de pontos e o desafio associado.























