Partilhar
Partilhe esta receita

Lombos de Bacalhau com Confit de Tomates-cereja, Azeitonas e Alcaparras em Azeite

Tempo de Preparação
Tempo de Cozedura
'
Número de Pessoas
4
Dificuldade
Simples mas eficaz, a doçura dos tomates apura-se durante a cozedura, e as alcaparras e as azeitonas dão ainda mais sabor ao azeite, enriquecendo o molho que acompanha os Lombos de Bacalhau. Por fim, a hortelã e a pimenta Kampot são o toque final ideal para uma refeição plena de sabor.
Tempo de Preparação
'
Tempo de Cozedura
4
Número de Pessoas
Dificuldade

Ingredientes

  • 1 embalagem de Lombos de Bacalhau Fresco (4 Un.)
    lombos de bacalhau fresco
  • 80 g Tomates-Cereja em metades
  • 1 colher de sopa de Alcaparras Dessalinizadas
  • 7 a 8 Azeitonas pretas com caroço
  • 30 g Alho Francês cortado em rodelas
  • Pimenta preta de Kampot q.b.
  • 1/2 chávena de Azeite
  • 1 pitada de Sal
  • 1 colher de chá de Açúcar mascavado
  • 1 raminho Hortelã fresca

Método de preparação

  1. Numa taça, junte os tomates, o sal, o açúcar e uma colher de azeite. Tempere bem e coloque os tomates num prato de micro-ondas antiaderente. Cozinhe na potência máxima durante 8 a 10 minutos ou até ficarem suficientemente enrugados; os tempos podem variar de acordo com o forno ou o micro-ondas.

  2. Entretanto, coza os lombos de bacalhau.

  3. Numa panela pequena adicione o alho francês, as azeitonas, as alcaparras e o ramo de hortelã, reservando algumas folhas de hortelã para mais tarde. Coloque em lume brando e cozinhe até entrar em ebulição, desligue imediatamente e deixe arrefecer. Adicione os tomates já secos ao azeite.

  4. No prato, coloque os lombos e tempere com o azeite perfumado, tendo o cuidado de distribuir todos os elementos igualmente.

  5. Polvilhe com pimenta Kampot moída no momento e sirva com as folhas de hortelã reservadas.

Sugestão

A técnica de cozedura confit, bastante comum e simples de reproduzir, é originária da França e é muito adequada para conservar legumes e vegetais.

Pode aromatizar o azeite com outras ervas aromáticas, a seu gosto.

A pimenta Kampot é uma variedade muito apreciada mas também um pouco difícil de encontrar, pelo que pode substituí-la por Sichuan ou pimenta preta de Java.

Usando mais azeite pode conservar o molho num frasco esterilizado. Enquanto ainda estiver quente, coloque o molho no frasco, feche-o hermeticamente e gire-o para baixo até arrefecer. O azeite deverá, em todo o caso, cobrir sempre os ingredientes.

Partilhar
Partilhe esta receita