Ingredientes
Método de preparação
Descongele o bacalhau: na noite anterior, retire do congelador e coloque na parte menos fria do frigorífico (mínimo 12 horas). No dia em que for cozinhar, retire o bacalhau do frio, corte a tranche em 4 pedaços iguais e coloque-os sobre papel absorvente num prato. Tempere com sal e reserve à temperatura ambiente.
Prepare o caldo, colocando todos os ingredientes num tacho. Quando começar a ferver, tape, baixe o lume e cozinhe em lume brando por 20-25 minutos. Verifique o sal e rectifique o tempero se necessário.
À parte, numa tigela resistente ao calor, coloque as favas e o caldo e tape durante 5 minutos (enquanto prepara o cuscuz). Numa caçarola, coloque o azeite, a cebola e o alho, e deixe alourar durante 2-3 minutos. Junte o cuscuz e os arandos (se usar) e mexa. Retire do lume e adicione as favas e o seu caldo. Tape, até o cuscuz absorver todo o líquido (5 minutos).
Antes de retirar do lume o tacho do caldo, disponha o bacalhau sem sobrepor, tape e reserve 4 minutos. Com um garfo, liberte o cuscuz e coloque numa taça para servir. Regue com o sumo de limão e mexa. Polvilhe os coentros e volte a mexer. Guarneça com os pistácios.
Retire o bacalhau com cuidado para uma tigela, deixando um pouco de caldo. Tempere com a pimenta rosa, os coentros e o cebolinho picado. Sirva de imediato, com um fio de azeite virgem extra.
Sugestão
Também pode servir o bacalhau lascado sobre o cuscuz. Não desfaça demasiado o peixe e coloque os pistácios sobre o peixe.