O jogo “A Bordo com o Capitão” é um dos principais pontos de contacto do projeto. 

Neste jogo lúdico-pedagógico, cada uma das cartas representa uma espécie, ou um conceito, relacionados com o consumo responsável e a vida marinha.

O grande objetivo para as crianças é usarem os seus conhecimentos, criatividade e perseverança na resolução dos desafios das cartas. 

Quantos mais resolverem, mais espécies preservam!

OBJETIVO

O objetivo é resolver o máximo de desafios das cartas. Os desafios são feitos às equipas/jogadores adversários – ou seja, os desafios das cartas que escolhemos serão para fazer às equipas adversárias.

Sempre que resolves um desafio acumulas essa carta. No final, quem tiver mais cartas acumuladas ganha o jogo.

Nota:
“A Bordo com o Capitão” pode ser jogado em equipa ou individualmente, sem necessidade mudar a dinâmica.

COMO JOGAR?

O BARALHO

O baralho é composto por dois tipos diferentes de cartas: 

Cartas de Espécies – representam as espécies animais presentes nos nossos 
oceanos, mares e rios. Cada uma destas tem um número de pontos associados 
correspondentes ao seu estado de conservação na natureza. 

Cartas de Ação - correspondem conceitos relacionados com a sustentabilidade 
ambiental e/ou o ambiente aquático. Permitem aos grupos tomar ações excecionais 
durante o jogo.

 

A ESCOLHA DO BARALHO

1. Os grupos terão um máximo de 45 pontos disponíveis para escolherem 6 cartas de espécies animais. 

As cartas têm uma indicação de pontos. Quanto mais dramático for o estado de conservação da espécie, mas pontos tem a carta. Quantos mais pontos tiver a carta, mais difícil é o desafio!

2. Para além destas, cada grupo deverá escolher aleatoriamente uma das Cartas Ação disponíveis. Ficando com um total de 7 cartas na mão.

A DINÂMICA

O primeiro grupo, ou jogador, a jogar é o que tiver menos pontos no total
das cartas escolhidas. Em caso de empate começa o que tiver a espécie
que começa pela letra mais perto do “A”.

O primeiro grupo escolhe uma das cartas para lançar o desafio a um grupo à sua escolha;
a) Se o grupo adversário conseguir corresponder em 30 segundos, é ele que preserva a espécie;
b) Se não, é o grupo que lançou o desafio que preserva a espécie.
A seguir, o grupo desafiado lança o desafio a um novo grupo, e assim sucessivamente.
Durante o jogo, os grupos podem jogar as suas cartas “Ação” no momento que considerem mais favorável. Cada carta poderá apenas ser jogada uma vez, salvo indiciação em contrário.
O jogo continua até os grupos ficarem sem cartas.
Ganha o grupo que resolveu mais desafios - e consequentemente preservou mais espécies.
Em caso de empate, as cartas são baralhadas, e é atributo um desafio a cada uma das equipas finalistas. Esta última etapa continua até que uma das equipas falhe o desafio.

OUTROS JOGOS

Podes fazer muitos outros jogos com este baralho!

À PESCA COM O CAPITÃO

  • As cartas são divididas em igual número por todos os participantes. Não se pode olhar para as cartas.
  • Cada participante joga uma carta de cada vez revelando-a apenas quando é colocada na mesa. Estas cartas vão-se acumulando num monte.
  • Quando um dos participantes jogar a carta de um peixe com o estado de conservação “Em Perigo”, a primeira criança a “bater” no baralho de cartas com a mão ganha as cartas acumuladas.
  • Os jogadores vão saindo à medida que não deixam de ter cartas para jogar.
  • O objetivo, no final, é ficar com o máximo de cartas possível.
 

NO MAR COM O CAPITÃO

  • Tal como no jogo anterior, a totalidade das cartas disponíveis é dividida entre os jogadores.
  • Os participantes podem ver sempre as suas cartas e terão sempre de jogar uma carta com um número de pontos igual ou superior à carta do jogador anterior.
  • O que jogar a última carta da jogada fica com as cartas que se acumularam.
  • Assim que os jogadores se vão “livrando” das cartas que têm na mão saem do jogo.
  • O vencedor é o primeiro a ficar sem cartas na mão.
 

MEMÓRIA DO CAPITÃO

  • Baralha as cartas e alinha-as lado a lado. Tenta emparelhar as que são do mesmo estado de conservação.
  • As cartas devem ser baralhadas e colocadas voltadas para baixo numa grelha 8x4.
  • O primeiro jogador vira duas cartas à escolha.
  • Se as cartas tiverem o mesmo "Estatuto de Conservação," o jogador retira-as e continua a jogar.
  • Se não tiverem, as cartas são viradas de novo para baixo, passando a vez ao outro jogador.
  • O jogo termina quando todos os pares forem encontrados.