Risoto de espelta com almôndegas vegetais

Tempo de Preparação
'
Tempo de Cozedura
'
Número de Pessoas
2
Dificuldade
Risoto de espelta com almôndegas vegetais

Descubra esta receita à base de almôndegas sem carne e risoto de cogumelos. Composta por almôndegas de proteína vegetal servidas com espelta cozida com chalotas e caldo de legumes de tipo risoto, depois ligada com queijo parmesão e guarnecida com cogumelos da época (cantarelos, boletos, pleuroto…), salsa e telha de parmesão ralado secada no forno, esta receita de risoto vegetariano irá deliciar qualquer pessoa.

DICA:
Pode também fazer as telhas de queijo Parmesão numa frigideira antiaderente em lume brando e moldá-las em forma de telha, colocando-as num rolo de massa ainda quentes.
Tempo de Preparação
'
Tempo de Cozedura
'
Número de Pessoas
2
Dificuldade

Ingredientes

1 
saqueta de Almôndegas Proteína Vegetal
douradinhos espinafres
150 
g 
de spelta
200 
g 
de mistura de cogumelos da época
4 
pétalas de tomate confitado
1 
chalota
1 
cebola pequena
4 
ramos de salsa italiana
1/2 
L 
de caldo de legumes
100 
g 
de parmesão ralado
2 
colheres de sopa de 
de azeite
10 
g 
de manteiga
2 
pitada de 
de sal
2 
voltas de moinho de pimenta

Método de preparação

  1. Descascar e picar a chalota e a cebola. Lavar, secar e picar a salsa. Passar por água, secar e cortar os cogumelos em quartos. Cortar grosseiramente as pétalas de tomate confitado.
  2. Num tacho quente com um fio de azeite, saltear a chalota em lume brando até ficar translúcida. Juntar a espelta e mexa, deixar cozinhar em lume brando até que o grão se torne transparente.
  3. Em seguida, juntar o caldo em duas ou três vezes, mexendo regularmente, e cozinhar durante cerca de 30-35 minutos até que o grão fique tenro. Juntar um pouco mais de caldo, se necessário. No final da cozedura, temperar com sal e pimenta.
  4. Enquanto o risoto de espelta está a cozinhar, preparar as Almôndegas Proteína Vegetal, de acordo com as instruções na embalagem.
  5. Numa frigideira quente com um fio de azeite, saltear todos os cogumelos com a cebola durante alguns minutos. No final da cozedura, juntar a salsa picada e tempere.
  6. Juntar depois os cogumelos e os tomates ao risoto de espelta, acrescentar a manteiga para ligar e terminar com 50 g de queijo parmesão e misturar suavemente.
  7. Pré-aquecer o forno a 210 °C.
  8. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, fazer pequenos montes de queijo parmesão (com os restantes 50 g) e deixar assar durante cerca de 5 minutos até ficarem ligeiramente dourados.
  9. Colocar o risoto de espelta em pratos fundos, adicionar algumas Almôndegas Proteína Vegetal por cima e terminar com uma telha de parmesão.
Aviso Legal