Tudo sobre leguminosas

Tudo sobre leguminosas

Tudo sobre Leguminosas

dietas sustentáveis

Dietas sustentáveis

Os governos de todo o mundo estão a descobrir e a emitir recomendações sobre os benefícios da inclusão de alimentos à base de plantas nas nossas dietas e sobre a necessidade de serem seguidas dietas mais sustentáveis. De facto, 2016 foi declarado, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Ano Internacional das Leguminosas. Com a população mundial em constante crescimento e sendo as atuais taxas mundiais de produção de alimentos provavelmente insuficientes para alimentar toda a população no futuro, é necessário produzir mais alimentos com menos terreno e menos água. É neste aspeto que as leguminosas poderão desempenhar um papel muito importante.

As leguminosas são perfeitas para uma dieta saudável e equilibrada, são fontes saudáveis de proteínas vegetais, contêm fibras e são ricas noutros nutrientes. Contam até para a dose recomendada para ingestão de vegetais!

Esta família de alimentos inclui o feijão (vermelho, azuki, manteiga, etc.), as favas, o grão-de-bico e as lentilhas, todos versáteis e nutritivos, usados como base de sopas e guisados, misturados com molhos ou adicionados a diversos pratos para melhorar o sabor e a nutrição. As leguminosas são fundamentais na hora da refeição.

Para se inspirar com receitas com leguminosas, visite as nossas Receitas de Ervilhas

.

Factos nutricionais

Eis alguns factos nutricionais sobre estas delícias saudáveis e sustentáveis:

  • Todas as leguminosas têm, naturalmente, nenhum ou muito baixo teor em sódio; portanto, dão sabor sem sal!
  • As leguminosas são proteínas de origem vegetal que podem ajudar a contribuir para a manutenção dos ossos e músculos, entre outros papéis!
  • O feijão vermelho é especialmente rico em fibra. A fibra é fundamental numa dieta equilibrada, e as leguminosas são, geralmente, uma boa forma de aumentar a sua ingestão. Porque não experimenta uma salada mista de feijão ou uma sopa para o almoço, em vez de uma sanduíche, para ter um reforço nutritivo ao meio-dia?
  • As favas são especialmente ricas em ácido pantoténico, a vitamina B5, que contribui para o desempenho mental e para o metabolismo, reduzindo o cansaço e a fadiga.
  • O grão-de-bico é uma boa fonte de ferro, necessária para o sistema imunitário, para a função cognitiva e formação normal de glóbulos vermelhos.
  • O feijão-frade é muito rico em proteínas. As proteínas são necessárias para o crescimento e para a manutenção e reparação do nosso corpo.
  • As lentilhas contêm ácido fólico, necessário para a formação normal do sangue, para a síntese de proteínas e para a divisão celular.
  • As leguminosas não têm glúten, por isso, as pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten podem consumi-las! Na Iglo adoramos leguminosas! Porque não experimenta as nossas Favas absolutamente deliciosas e nutritivas!
  • factos nutricionais