Porque precisamos de proteínas

Porque precisamos de proteínas

Porque precisamos de proteínas

Quando pensamos em proteínas, muitas vezes, pensamos em carnes magras e suplementos em pó. Mas não são apenas os desportistas e os atletas que precisam de proteínas na sua dieta, somos todos nós! Na Iglo queremos ajudá-lo a ter uma dieta equilibrada e fornecer-lhe informações sobre a importância de incluir certos nutrientes na sua dieta. Se ainda não reparou, adoramos proteínas e estamos ansiosos por lhe mostrar a variedade de alimentos com a maior concentração de proteínas, o que certamente o deixará surpreendido! Sejamos sinceros, “proteína” é uma das palavras que surgem com frequência quando falamos sobre dietas, mas pensa que sabe tudo o que há para saber sobre o poder das proteínas?

Os benefícios das proteínas para o corpo

Em poucas palavras, as proteínas são um nutriente importante e essencial para o crescimento, a manutenção e a reparação dos nossos corpos, bem como para a saúde em geral. As proteínas são uma espécie de blocos de construção do nosso corpo e, por isso, são um nutriente fundamental que mantém os músculos e os ossos em boa forma, atuando como fonte de energia.

Pode ser difícil entender como as proteínas funcionam no interiordo corpo, mas sugerimos que pense nas proteínas como uma casa. Isso mesmo! Uma casa precisa de tijolos para ser construída e, neste caso, os tijolos são os aminoácidos. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Vinte deles podem ser encontrados em plantas e animais, nove dos quais são "essenciais" na dieta de um adulto. Os restantes são aminoácidos "não essenciais", o que significa que podem ser produzidos pelo organismo desde que sejam consumidas quantidades suficientes de proteínas.

Em primeiro lugar, todos precisamos de proteínas na nossa dieta. As proteínas são muito importantes pois são responsáveis por várias funções nos nossos corpos como a construção de músculos, tecidos e células, para além de produzirem hormonas e anticorpos que ajudam o nosso sistema imunitário. Mas não é apenas no interior do corpo que as proteínas desempenham um papel essencial. O cabelo, a pele e as unhas são mantidos durante toda a nossa vida com proteínas que lhes fornecem força e substância. A ingestão de proteínas começa logo no primeiro dia! É um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças, mas isso não quer dizer que não devamos continuar a ingerir proteínas ao longo das nossas vidas. Com tudo isto em mente, é importante saber que quantidade de proteínas devemos consumir diariamente.

De que quantidade de proteínas precisamos

Sabia que a quantidade de proteínas de que precisa muda ao longo da sua vida? Atualmente, a ingestão recomendada de proteínas varia ligeiramente, mas de um modo geral os adultos devem consumir uma média de 0.75g de proteína por quilograma de peso corporal por dia, com uma ingestão diária recomendada de 50g por dia. Parece muito, mas nós, portugueses, consumimos, diariamente e em média, mais do que esta quantidade!

Não é preciso dizer que uma dieta rica em proteínas é fundamental para os atletas de competição, que podem consumir proteínas em excesso, retirando delas uma importante fonte de energia, para além de usufruírem dos benefícios das suas propriedades de construção muscular. É recomendado que crianças, idosos e mulheres grávidas ou que amamentem consumam uma maior quantidade para um reforço extra do crescimento, reparação e manutenção. Agora que já conhece a importância das proteínas, como sabe que está a ingerir uma quantidade equilibrada de fontes de proteínas?

Fontes de proteínas

Se não sabe onde encontrar proteínas, além das que encontra na carne e no peixe, continue a ler! As proteínas são muito abrangentes pois podem ser encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, sendo o peixe, os feijões e leguminosas, os ovos e a carne uma ótima fonte de proteínas para a sua dieta diária. Ou seja, não tem de comer carne ou peixe para aumentar ou manter a ingestão de proteínas, pois as proteínas vegetais podem fornecer a quantidade suficiente, se consumidas nas quantidades e variedade adequadas.

Se deseja introduzir mais fontes de proteína vegetal na sua dieta, pode consumir alimentos ricos em proteínas como vegetais, feijões, lentilhas e grão-de-bico. Os nossos preferidos são as nossas ervilhas, favas e até os brócolos. Todos eles congelados para que as proteínas estejam no seu melhor. E sempre que possível, opte por alimentos ricos em gorduras insaturadas de forma a reduzir o consumo de gorduras saturadas. Deve também ingerir proteínas de forma consciente. Idealmente, devem ser consumidas em cada refeição. Resumindo, as proteínas são fundamentais para a nossa construção e funcionamento diários. Recomendamos que tente introduzir fontes de proteínas vegetais na sua dieta diária e, sempre que possível, ingira uma fonte de proteína em todas as refeições.