Os legumes congelados fazem parte de uma dieta saudável?

Os legumes congelados fazem parte de uma dieta saudável?

Os legumes congelados fazem parte de uma dieta saudável?

Uma dieta saudável, equilibrada e variada deve incluir um pouco de todos os grupos alimentares em quantidades adequadas. O cultivo e a colheita de legumes respeitam épocas específicas, o que significa que o acesso a legumes frescos fora de época é limitado.

Os legumes congelados da Iglo adaptam-se perfeitamente a uma dieta equilibrada saudável e estão disponíveis o ano inteiro. Leia mais para compreender como a congelação lhe permite ter um acesso conveniente a alimentos saborosos, nutritivos e de excelente qualidade.

Os legumes frescos têm mais nutrientes do que os legumes congelados?

A congelação é um processo de conservação natural que não requer a utilização de conservantes adicionais. As vitaminas e os minerais ficam "retidos" através da congelação, ao passo que as gorduras, proteínas e hidratos de carbono não sofrem quaisquer alterações. Os produtos frescos não congelados, por outro lado, irão perder vitaminas durante o armazenamento ao longo do tempo.

O teor de vitaminas das frutas e legumes congelados está geralmente em pé de igualdade com os produtos frescos (e, em alguns casos, estes não retêm tão bem as vitaminas). Por sua vez, o teor mineral permanece geralmente igual ao dos produtos frescos. Outro aspeto também importante é o facto de as frutas e legumes congelados estarem incluídos no consumo recomendado de 5 porções por dia.

Porque é que os legumes congelados são tão convenientes?

Pode pensar que os produtos congelados são uma opção de “reserva”, mas na realidade são a verdadeira alternativa aos produtos frescos. São igualmente bons em termos nutritivos e também têm outras vantagens adicionais!

Se quiser uma dieta saudável e equilibrada para si e para a sua família, é recomendado o consumo diário de frutas e legumes em grandes quantidades. A congelação torna as frutas e legumes acessíveis a todos, em qualquer lugar e todos os dias.

Os legumes congelados resistem à passagem do tempo?

As frutas e legumes frescos podem ter sido armazenados em prateleiras durante vários dias antes de comprar os mesmos e são normalmente consumidos após mais alguns dias de armazenamento em casa.

Estes produtos não foram sujeitos a qualquer tipo de conservação durante este período e a sua qualidade diminui durante o armazenamento. O teor de vitaminas também pode diminuir. A congelação não requer a utilização de conservantes, mas mantém a qualidade e pode ajudar a reter os nutrientes e preservar as vitaminas.