Partilhar
Partilhar

Os Benefícios da Quinoa, do Bulgur e do Trigo Sarraceno.

Nas novas Veggie Bowls Iglo, os vegetais e os cereais são os nossos heróis. Continue a ler para descobrir os benefícios nutricionais dos nossos cereais preferidos.

Adoramos as nossas novas Veggie Bowls, repletas de benefícios dos vegetais e dos cereais. Todos sabemos que temos de ingerir fruta e vegetais para termos uma dieta equilibrada, e de facto, na Iglo somos apaixonados pelos vegetais.

Para saber mais sobre os benefícios dos vegetais, leia este artigo.

Os hidratos de carbono, no entanto, são mais controversos. De dietas como a de Atkins à discussão sobre bons e maus hidratos de carbono, os hidratos de carbono têm merecido destaque. Do ponto de vista nutricional, devem ser parte essencial de uma dieta equilibrada. Isto porque os hidratos de carbono ricos em amido como o pão, as massas e o arroz são uma grande fonte de energia e contêm também outros nutrientes como fibras ou vitaminas do complexo B. Alguns cereais estão a tornar-se cada vez mais populares devido ao seu excelente perfil nutricional. Nos nossos produtos Veggie Bowls encontrará alguns deles, incluindo trigo-sarraceno, bulgur, quinoa e arroz selvagem. Contudo, não se esqueça de que qualquer receita com trigo, arroz, aveia, farinha de milho, cevada ou outros grãos de cereais pode proporcionar uma grande fonte de hidratos de carbono ricos em amido para a sua dieta.



veggie bowls - bulgur

A excelência do Bulgur

O bulgur é um cereal maravilhosamente versátil originário do Médio Oriente e feito a partir do trigo. O cereal protagonista da nossa Veggie Bowl Bulgur é delicioso quente ou frio, como acompanhamento ou como ingrediente.

Este cereal é uma grande fonte de fibra, fundamental para uma dieta saudável, e naturalmente pobre em gordura. Também fornece uma variedade de vitaminas e minerais essenciais, incluindo:

  • Ferro - um mineral cuja deficiência leva à anemia e que tem diversas funções no corpo humano. As principais são a formação normal de glóbulos vermelhos e hemoglobina e, consequentemente, o transporte normal de oxigénio no corpo e a redução do cansaço e da fadiga. Outras funções incluem o normal funcionamento do sistema imunitário e o normal desenvolvimento cognitivo nas crianças e função cognitiva em adultos.
  • Magnésio - um mineral que contribui para a manutenção dos ossos e dentes, para a síntese de proteína, que contribui para a construção dos músculos e funções musculares e para o normal funcionamento do sistema nervoso. Além disso, tal como o ferro, o magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga.
  • Fósforo - um mineral especialmente importante para os ossos, pois contribui para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos nas crianças e para a manutenção de ossos e dentes normais.
  • Vitamina B3 (Niacina) - uma vitamina B, que contribui para o normal metabolismo energético que suporta todas as funções e atividades corporais.
veggie bowls - trigo sarraceno

O Saudável Trigo-sarraceno

Apesar do nome, o trigo-sarraceno não tem qualquer relação com o trigo. Na verdade, é um "pseudocereal", uma semente rica em hidratos de carbono complexos. Comummente utilizado em panquecas e massas, este cereal também pode ser encontrado na nossa Veggie Bowl Trigo Sarraceno, proporcionando uma fonte saudável de energia e nutrientes.

Este cereal também é uma boa fonte de fibra e, além disso, fornece proteína essencial para o crescimento, reparação e manutenção do corpo. Como o bulgur, o trigo-sarraceno fornece uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo magnésio, fósforo e vitamina B3. Além disso, fornece:

  • Potássio - um mineral, conhecido pelo papel que tem na manutenção de valores normais da pressão arterial. Também contribui para a função muscular normal e o funcionamento normal do sistema nervoso.
  • Vitamina B2 (Riboflavina) - outra vitamina B, mais uma vez contribuindo para o normal metabolismo energético, como a vitamina B3. Além disso, ajuda no metabolismo normal do ferro e na manutenção de glóbulos vermelhos normais, contribuindo dessa forma para a redução do cansaço e da fadiga.
veggie bowls - quinoa

A Nutritiva Quinoa

A quinoa tem-se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, devido ao seu perfil nutricional, e nós fizemos deste 'cereal' o protagonista da nossa Veggie Bowl Quinoa. Tal como o trigo-sarraceno, a quinoa também é um "pseudocereal", neste caso, a semente de uma planta da família do espinafre e do amaranto. Por isso, na verdade, é uma semente consumida como um cereal!

A recente popularidade da quinoa tem sido, em grande parte, impulsionada pela quantidade e qualidade das proteínas que contém. É uma excelente fonte de proteínas vegetais e, de facto, é mais rica em proteínas do que a maioria dos cereais, mas é a sua qualidade proteica que a torna especial. As proteínas são compostas por aminoácidos e esses aminoácidos podem ser essenciais ou não essenciais. Aminoácidos não essenciais são aqueles que o nosso corpo consegue produzir e, portanto, desde que ingira bastantes proteínas, é pouco provável que tenha deficiência deles. Os aminoácidos essenciais, por comparação, não podem ser produzidos pelo nosso corpo e, portanto, devem ser ingeridos na dieta. A maioria das proteínas vegetais não possui pelo menos um aminoácido essencial e por essa razão os cereais e vegetais são chamados proteínas "incompletas". No entanto, a quinoa fornece todos os aminoácidos essenciais e, por isso, é uma proteína vegetal 'completa'.

Além disso, a quinoa tende a ser melhor fonte de minerais do que a maioria dos cereais e é uma fonte especialmente rica em ferro, magnésio e zinco. A deficiência de ferro é a deficiência mineral mais comum no mundo e é especialmente prevalente em mulheres e pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas estritas, por isso, é importante ingerir muitos alimentos ricos em ferro como parte de uma dieta variada e equilibrada.


Lembre-se de que os nossos produtos Veggie Bowls também contêm vegetais variados e, por isso, são perfeitos como complemento de uma dieta equilibrada e são uma excelente refeição, se seguir uma dieta flexitariana. Deliciosos e nutritivos!