Habituar as crianças a gostar de peixe!

É importante habituar as crianças a comer e a gostar de peixe desde tenra idade porque o peixe é nutricionalmente muito benéfico. Nós, na Iglo, queremos dar-lhe algumas sugestões e conselhos para que consiga que as suas crianças passem a gostar de peixe à refeição.

consumir vegetais

O peixe é rico em nutrientes muito importantes e, por esse motivo, comer peixe é um hábito alimentar fundamental. Como quase todos os bons hábitos, incutir nas crianças o gosto por comer peixe torna provável que esse hábito se prolongue na idade adulta. É por essa razão que habituar as crianças a comer peixe é aconselhável desde tenra idade.

Por que razão o peixe é tão bom para as crianças?

O peixe é muito nutritivo e por essa razão é recomendado que o coma. Em primeiro lugar, o peixe é uma grande fonte de proteínas. Embora varie conforme as espécies, um peixe médio fornece cerca de 19,5 gr. de proteína por cada 100 gr. As proteínas desempenham funções no crescimento, na reparação e na manutenção do nosso corpo e, sobretudo nas crianças, é necessária para o normal crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Alguns peixes são excelentes fontes de Ómega 3. Os peixes gordos como o salmão e a cavala e os peixes brancos como a pescada e escamudo-do-alasca , fornecem estes ácidos gordos especiais. Os ácidos gordos Ómega 3 são "essenciais", isto é, necessitamos de os ingerir na nossa dieta uma vez que os nossos corpos não conseguem produzi-los. São importantes para as crianças pois são necessários para o seu normal crescimento e desenvolvimento. Todas as crianças europeias devem ingerir mais Ómega 3 nas suas dietas.

Outros nutrientes essenciais encontrados nas nossas espécies de peixe, em quantidades variáveis, incluem o selénio, o iodo e a vitamina D. O iodo é especialmente importante para as crianças pois contribui para o seu crescimento normal. A vitamina D é necessária para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos das crianças e também para o funcionamento normal do seu sistema imunitário e a sua deficiência é um problema cada vez mais reconhecido na Europa.

receitas com douradinhos

Inspiração para refeições

Agora que sabemos por que razão o peixe é importante para as crianças, deixamos aqui alguma inspiração para refeições que farão os seus pequenos comer e gostar de peixe...

  • Tornar o peixe divertido! As crianças adoram criar os seus próprios pratos. Porque não fazer uma noite em família com tacos de peixe? Sirva os douradinhos, alface desfiada, tomate em cubos, queijo ralado e um molho ou guacamole, se o seu filho gostar. Depois, basta deixar que todos participem e criem os seus deliciosos tacos.

  • Os empadões de peixe são uma forma saborosa de incluir peixe na dieta. São ótimos se eles não gostarem muito de peixe (dependendo do peixe que escolher para os fazer!), e proporcionam uma refeição equilibrada. Tente incluir muitos dos seus vegetais preferidos no empadão - as nossas ervilhas ficam especialmente bem - e cubra com puré de batata. Pode experimentar usar batata-doce para tentar uma coisa diferente!

  • Faça da Sexta-Feira do Peixe o ponto alto da semana! Experimente um prato novo todas as semanas ou cozinhe o preferido da sua família. E certifique-se de que as suas crianças participam na criação do menu. Deixe-os escolher os seus legumes favoritos ou criar um prato elegante ao estilo dos restaurantes. A Sexta-Feira do Peixe torna-se mais fácil com a Iglo. Para conhecer a nossa gama completa de produtos de peixe, visite a nossa página.