Comer uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para uma boa saúde. Uma dieta flexitariana, também chamada 'vegetarianismo parcial' ou 'semi-vegetarianismo', pode ser equilibrada e saudável e os produtos Iglo podem ser facilmente incorporados. De uma forma simplificada, a dieta flexitariana é uma dieta baseada em produtos vegetais que permite o consumo de produtos animais como carne ou peixe. Os flexitarianos podem decidir quantas vezes comem produtos animais, desde que a maioria da sua dieta seja baseada em produtos de origem vegetal. Assim, todos os nossos produtos de peixe, frango, as refeições prontas e os produtos vegetais podem ser incluídos

Por que razão é baseada em vegetais?

As organizações de saúde recomendam, a nível global, o aumento do consumo de vegetais e muitas delas também promovem a redução do consumo de carne e o aumento da ingestão de proteínas vegetais.

Diferentes vegetais contêm diferentes tipos e quantidades de vitaminas e minerais, proporcionando também fibras e outros nutrientes. Como são muito nutritivas, deveríamos ingerir, pelo menos 5 porções diárias de frutas e legumes, e uma dieta flexitariana deve estar repleta de vegetais variados. Os vegetais congelados são nutricionalmente tão bons como os frescos pois o congelamento conserva tudo o que têm de benéfico. Se pretende adotar uma dieta flexitariana, lembre-se de manter o seu congelador com uma provisão de vegetais da Iglo. Há uma grande variedade de vegetais nos produtos da Iglo que vão desde os vegetais naturais como ervilhas, favas e brócolos, até aos deliciosos vegetais preparados como o esparregado.

Proteínas de origem vegetal

As principais fontes de proteína de origem vegetal incluem leguminosas, feijão, tofu, soja, frutos secos e até as nossas ervilhas, e as organizações de saúde promovem cada vez mais o seu consumo pelos benefícios que representam para a saúde e sustentabilidade. Elas não são apenas fontes de proteína, também fornecem fibras, vitaminas e minerais. Na Europa, a ingestão de fibras tende a ser muito baixa, no entanto, com uma dieta flexitariana repleta de alimentos como feijão, leguminosas e frutos secos, deverá conseguir atingir mais facilmente a quantidade recomendada de ingestão de fibras!

Uma dieta flexitariana padrão baseada em vegetais pode incluir diariamente:

  • Um pequeno-almoço de papa de cereais, bagas e sementes ou torradas de pão integral com manteiga de amendoim e uma porção de fruta ou até uma tigela de cereais integrais enriquecidos com leite e polvilhados com frutos secos
  • Um almoço de sopa caseira de vegetais e lentilhas, com ervilhas, espinafres, cenouras, batata e lentilhas, acompanhada de pão integral, ou de um delicioso wrap recheado com húmus, falafel e salada de vários vegetais.
  • Um jantar de cassoulet de feijão e tubérculos com arroz integral, ou um leve e delicioso salteado de tofu e frutos secos repleto de vegetais coloridos numa cama de noodles

Temos de assegurar que ingerimos a quantidade suficiente de proteínas de boa qualidade para nos mantermos saudáveis pois as proteínas são essenciais para o crescimento e para a manutenção e reparação do nosso corpo. No entanto deve ter em conta que as proteínas de origem vegetal tendem a ser 'incompletas'. Isso significa que elas não contêm todos os aminoácidos cujo consumo é essencial na nossa dieta. Portanto, precisamos de assegurar a inclusão de diversas fontes de proteína para pôr em prática a 'combinação de proteínas'. Por exemplo, porque não experimenta uma reconfortante sopa de ervilhas acompanhada de pão integral, um almoço ligeiro composto por uma salada de quinoa e espinafre ou um jantar gratificante de caril de grão-de-bico com arroz - tudo delicioso, fornecendo um conjunto completo de aminoácidos essenciais.

Para conhecer a nossa gama completa de produtos vegetais, visite a nossa página.

E quanto a carne, aves e peixe?

Quando segue uma dieta flexitariana pode incluir, ocasionalmente, carne, peixe ou aves.

Os produtos de peixe da Iglo são uma excelente fonte de proteínas. Lembre-se de que é recomendado que comamos peixe, assegurando-nos que comemos a quantidade suficiente de peixes gordos de modo a aumentar a ingestão de ómega 3. Os nossos favoritos são os Douradinhos de Peixe, Medalhões de Pescada, Lombos de Salmão. No entanto, se não for apreciador de peixe e segue uma dieta flexitariana, é aconselhável tomar um suplemento de Ómega 3.

Os produtos de frango da Iglo também são uma excelente fonte de proteínas e fornecem uma gama de outros nutrientes de que o nosso corpo necessita. Os principais nutrientes encontrados nos nossos produtos de frango incluem Vitamina B3 e B6, fósforo e, pela sua versatilidade, podem ser incorporados numa grande variedade de refeições equilibradas

Independentemente da forma como escolhe seguir a dieta flexitariana, se assegurar a ingestão de uma grande variedade de alimentos, muitos vegetais e a quantidade suficiente de proteínas e hidratos de carbono, dever ingerir a quantidade suficiente de nutrientes de que o seu corpo necessita.

Lembre-se de visitar a secção de receitas para inspiração de receitas flexitarianas.