Como descongelar alimentos de forma segura

Como descongelar alimentos de forma segura

Como descongelar alimentos de forma segura

Conhecemos bem as vantagens dos alimentos congelados e sabemos como os mesmos nos podem ajudar a termos refeições nutritivas, equilibradas e saborosas o ano inteiro. No entanto, existe um risco de se estragar tudo antes de sequer começar o processo de confeção caso não esteja a descongelar corretamente os alimentos. Tal não só constitui um risco para a saúde como também irá estragar o sabor.

Para evitar tudo isto, leia o nosso guia para saber como descongelar alimentos de forma segura e correta.

Como descongelar ervilhas

As ervilhas congeladas são um alimento básico dos alimentos congelados e por um bom motivo: são nutritivas, combinam com praticamente tudo e por último, mas não menos importante, são realmente saborosas!

Por isso, boas notícias: quando estiver a preparar os ingredientes para uma deliciosa receita com ervilhas, não precisa de descongelá-las. Pode cozinhá-las imediatamente.

No entanto, insistimos numa coisa: não volte a congelar após ter descongelado, pois não irão ter o mesmo sabor.

Conheça os melhores métodos para cozinhar as nossas ervilhas aqui.

Como descongelar legumes

Criar uma boa reserva de legumes congelados é uma ótima forma de ter uma dieta nutritiva e equilibrada o ano inteiro. A nossa gama de produtos inclui inúmeras combinações variadas que podem satisfazer até os clientes mais exigentes. Estes produtos são também bastante úteis para quando precisa de preparar um almoço ou jantar rápido. O facto de não ter de descongelá-los antecipadamente tornam-nos ainda mais convenientes.

Recomendamos que utilize o micro-ondas ou ferva os legumes diretamente retirados do congelador para preservar as suas vitaminas. Pode encontrar as instruções no verso de cada embalagem.

Se optar por um dos nossos vegetais ou uma das nossas opções de refeição vegetariana, a melhor forma de confecionar os nossos produtos é utilizá-los diretamente após retirá-los do congelador, seguindo as instruções.

Como posso descongelar frango Iglo

Não gostamos de nos gabar, mas a nossa gama de frango congelado tem opções para todos os gostos. Quer vá comer uma refeição de frango recheado, quer lhe esteja a apetecer comer frango panado ou uma salada saudável com frango grelhado, ficará contente por saber que os nossos produtos não precisam de ser descongelados antecipadamente. Siga à risca a indicação de cozinhar os produtos diretamente após retirá-los do congelador, quer seja ao cozinhá-los no forno ou na grelha (verifique sempre a embalagem) – ao fazê-lo, evita que o produto ganhe humidade antes da confecção, mantendo a cobertura crocante e deliciosa.

Como posso descongelar carne de forma segura?

No que diz respeito à carne congelada, as coisas podem ser um pouco mais complicadas. Quando a carne é congelada, as bactérias ficam inativas devido à temperatura extremamente fria. No entanto, durante o processo de descongelação, podem rapidamente multiplicar-se se a carne for deixada à temperatura ambiente ou quente. Para evitar uma intoxicação alimentar, é melhor não deixar a carne na bancada ou colocar a carne congelada debaixo de água tépida.

A melhor forma de descongelar carne é no frigorífico, o que implica obviamente alguma preparação prévia (isto é, lembrar-se de tirar a carne do congelador com algum tempo de antecedência). Eis como deve fazê-lo:

  1. Coloque a carne numa tigela ou prato fundo para recolher todos os sucos;

  2. Tape ligeiramente a carne;

  3. Coloque a carne na prateleira inferior do frigorífico.

Certifique-se de que a carne descongelou totalmente antes de cozinhá-la. O tempo que demora a descongelar depende do tamanho da peça de carne. Quando a carne tiver descongelado totalmente, tem de cozinhá-la nas 24 horas seguintes para evitar que se estrague.

Se não tiver muito tempo e precisar de descongelar carne rapidamente, pode utilizar o micro-ondas. No entanto, certifique-se de que utiliza a opção de descongelação ou que coloca a potência para um nível muito baixo. O objetivo é evitar que a carne comece a cozinhar na parte exterior.

 

É possível voltar a congelar carne descongelada?

Lamentamos desiludir, mas nunca deve voltar a congelar carne, incluindo frango e peixe que já tenha sido descongelado. Se acabar com uma porção de alimentos maior do que pretendia, é melhor cozinhar tudo e, em seguida, congelar a refeição após ter arrefecido.  Pode então dividir a refeição em porções e congelá-las em separado. Deste modo, não irá descongelar tudo de uma vez.

Agora que sabe como descongelar alimentos corretamente e como armazená-los à temperatura certa do congelador, será imparável na conquista da cozinha.

Não sabe por onde começar? Explore a nossa extensa biblioteca de receitas para ter inspiração ou espreite a nossa página de produtos.