Nutri-Score

Nutri-Score

Porque decidimos implementar o sistema Nutri-Score nos nossos produtos?

Como parte da nossa estratégia de sustentabilidade, estamos comprometidos em ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Para além de fornecermos informações nutricionais claras e fáceis de entender para todos os nossos produtos, estamos constantemente a melhorar e a aumentar a nossa oferta de produtos mais saudáveis e com perfis nutricionais melhorados.

Uma rotulagem nutricional clara e simples permite que os consumidores façam escolhas alimentares mais informadas. No verso das nossas embalagens, encontra-se uma tabela que contém informações detalhadas sobre a composição nutricional dos nossos produtos. No entanto, os consumidores também procuram maneiras simples, claras e rápidas de entender o quão saudáveis ​​e nutritivos são os produtos. Por esse motivo, iniciámos a implementação gradual do sistema de rotulagem Nutri-Score.

O que é o Nutri-Score?

O Nutri-Score é um esquema de rotulagem nutricional voluntário, desenvolvido por especialistas independentes, que ajuda os consumidores a avaliar o perfil nutricional de um produto convertendo o valor nutricional dos alimentos num código de letras e cores de fácil compreensão.

Como é apresentado o Nutri-Score?

Depois de ser calculada a pontuação do perfil nutricional de um alimento, é lhe atribuída uma letra e uma cor correspondentes. A letra A sobre um fundo verde escuro representa produtos com uma qualidade nutricional mais favorável, enquanto a letra E sobre um fundo vermelho representa produtos com uma qualidade nutricional menos favorável. O Nutri-Score apurado é então mostrado no logotipo impresso na frente da embalagem.

Comparativamente a outros sistemas de rotulagem, o cálculo do Nutri-Score é baseado em 100g ou 100ml de produto (e não por porção), tornando mais fácil comparar produtos dentro da mesma categoria.

apresentação nutri-score

Como se calcula o Nutri-Score?

O Nutri-Score é calculado com base na avaliação da qualidade nutricional por 100g ou 100ml de um produto. O cálculo analisa o perfil nutricional desse produto e em que medida as proporções dos seus vários nutrientes e ingredientes sustentam uma dieta equilibrada.

Cada componente é avaliado com pontos favoráveis e desfavoráveis, e a pontuação do perfil nutricional resultante é dada numa escala entre - 15 (muito favorável) e + 40 pontos (muito desfavorável).

  • Pontos desfavoráveis: o valor energético e nutrientes a reduzir (gordura saturada, açúcares e sal)
  • Pontos favoráveis: nutrientes benéficos (fibra e proteína) e certos grupos de alimentos (frutas, vegetais, oleaginosas, azeite e óleos de colza e girassol).

Mais informações sobre o cálculo exato do Nutri-Score em https://www.santepubliquefrance.fr/en/nutri-score.

Onde posso encontrar o Nutri-Score nos produtos Iglo?

O logotipo Nutri-Score pode ser encontrado na frente da embalagem do produto com a letra específica e a cor do indicador de qualidade nutricional para aquele produto. O Nutri-Score serve como um complemento claro e de fácil compreensão à tabela de valores nutricionais, que pode ser encontrada no verso ou na lateral da embalagem dos produtos.

Quais são os benefícios do Nutri-Score?

O Nutri-Score é considerado o rótulo nutricional mais fácil de entender1.

Ajuda os consumidores a comparar o valor nutricional dos alimentos dentro da sua categoria de produtos.

O Nutri-Score torna as cestas de compras mais saudáveis2: o Nutri-Score é o rótulo que funciona melhor para tornar as escolhas alimentares dos consumidores mais saudáveis.

Ter o rótulo nos produtos funciona como um incentivo para os fabricantes melhorarem a qualidade nutricional dos seus produtos.

O Nutri-Score é o rótulo mais eficaz a ajudar os consumidores a racionar porções de alimentos menos saudáveis3.


1Egnell, M. et al. Objective Understanding of Front-of-Package Nutrition Labels: An International Comparative Experimental Study across 12 Countries, Nutrients. 2018 Oct; 10(10): 1542.

2Crosetto et al. Modification des achats alimentaires en réponse à cinq logos nutritionnels, Cahiers de nutrition et diététique Vol 52 – N°3 P. 129-133 – juin 2017. 

3Egnell, M. et al. Impact of Front-of-Pack Nutrition Labels on Portion Size Selection: An Experimental Study in a French Cohort Nutrients 2018, 10, 1268.