Fornecimento Responsável de Vegetais

Fornecimento Responsável de Vegetais

A agricultura sustentável é uma componente fundamental do nosso legado e do nosso futuro

Como produtor líder de vegetais congelados, queremos disponibilizar uma oferta de vegetais nutritivos e de boa qualidade. Produzir vegetais de forma responsável é essencial para o nosso negócio e para a saúde do planeta. Más práticas agrícolas podem conduzir à diminuição da biodiversidade, a resíduos de pesticidas nocivos e à escassez de água. No que diz respeito à qualidade dos produtos disponíveis, isto coloca-nos numa posição extremamente difícil.

A importância das boas práticas agrícolas

Mais de 2/3 dos vegetais que usamos, como as nossas ervilhas Iglo, provêm de explorações agrícolas contratadas e são produzidos de acordo com padrões agrícolas sustentáveis. Ao longo dos anos, temos vindo a desenvolver práticas agrícolas que garantem que a terra é trabalhada e que o cultivo é feito de forma sustentável, a fim de assegurar recursos para o futuro. 

Os nossos experientes trabalhadores no terreno monitorizam as culturas para assegurar que estas são consistentemente produzidas de acordo os nossos princípios de agricultura sustentável e responsável. Isto significa que controlam as decisões sobre a gestão e a proteção das culturas, assegurando que estas são colhidas no seu pico de qualidade e que são rapidamente congeladas (ultracongeladas), a fim de conservar a qualidade e o valor nutritivo dos produtos até que cheguem ao consumidor.

Desenvolver relações de longa duração com os produtores é uma parte fundamental da nossa abordagem. Temos vindo a trabalhar, com três ou quatro gerações de agricultores, para a maioria das ervilhas e espinafres que comercializamos. 

Eis alguns exemplos de agricultura sustentável e responsável: 

  • Maximizamos as colheitas e a qualidade nutricional, minimizando, ao mesmo tempo, as entradas de recursos e o desperdício.
  • Implementamos planos de ação para gerir de forma responsável a fertilidade do solo, a água e a biodiversidade.
  • Apoiamos as comunidades locais para que mantenham ou melhorem o seu bem-estar e o ambiente em que trabalham.
     

Dispomos de uma política clara sobre o uso de pesticidas. Tentamos usar as abordagens menos nocivas para o ambiente, tendo em conta a sua eficácia, justificação financeira, qualidade e impacto na saúde e no ambiente. 

O nosso programa de produção de ervilhas é outra parte importante da nossa abordagem e é desenvolvido para conservar o sabor, a textura e os nutrientes, bem como para desenvolver variedades que possam ser cultivadas em climas mais quentes. .

Definir um alto padrão que seja líder no setor

A agricultura sustentável é uma componente fundamental do nosso legado e do nosso futuro. De forma a garantir os melhores padrões  agrícolas, tornamo-nos membros da SAI – Iniciativa de Agricultura Sustentável, uma iniciativa global dedicada à agricultura sustentável na produção alimentar.
Estamos a trabalhar para uniformizar a nossa abordagem à agricultura sustentável e lançaremos a plataforma SAI, “Farm Sustainable Assessment” (FSA) - Avaliação da Sustentabilidade das Explorações Agrícolas - que irá abranger todos os nossos vegetais.   

O Nosso Objetivo
100% dos nossos vegetais venham a ser produzidos de acordo com práticas de agricultura sustentável até 2025

A SAI define agricultura sustentável como “a produção eficiente de produtos agrícolas seguros e de elevada qualidade, de forma a proteger e melhorar o meio ambiente, as condições económicas e sociais dos agricultores, dos seus colaboradores e das comunidades locais e salvaguardar a saúde e o bem-estar das espécies cultivadas”. Inclui áreas como Biodiversidade e questões ambientais, Nutrientes e solos e Gestão da água e do desperdício.