Práticas Sustentáveis

Práticas Sustentáveis

A nossa missão, juntamente com os nossos fornecedores, parceiros, fábricas e centros logísticos, é encontrar melhores formas de trabalhar que sejam mais amigas do planeta e do ambiente. 

Acreditamos que esta é a chave para criar um futuro mais sustentável. 

Obtenção de alimentos de forma responsável

Os nossos produtos à base de peixe e marisco são uma parte emblemática da nossa marca, motivo pelo qual queremos ser um exemplo e usar peixe proveniente de fontes responsáveis. A proveniência e a data de pesca do nosso peixe capturado em estado selvagem são rastreáveis. Não aceitamos peixe que seja proveniente de pesca ilegal, sem certificado de origem e sem regulamentação nem proveniente de reservas de pesca exaustiva.  

Adotamos o Código de Conduta para a Pesca Responsável da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)  como guia para sabermos como encontrar peixe proveniente de fontes responsáveis. Colaboramos com diferentes organizações de gestão de recursos de pesca e legisladores, no sentido de ser implementada a adoção desta política, bem como para os incentivar a participar em programas de certificação.

Cumprimos com todas as normas de regulação nacionais e da UE relativas à criação e ao processamento de produtos à base de carne.

Construir os alicerces para uma agricultura de qualidade superior 

Adoramos vegetais. Os nossos vegetais são congelados, frescos, naturais, nutritivos e absolutamente deliciosos. Enquanto empresa líder na produção de legumes congelados, sabemos que temos a responsabilidade de proteger o planeta e tentamos liderar iniciativas que tentam dar respostas às questões ambientais, sociais e de saúde. Há décadas que produzimos vegetais usando práticas sustentáveis, em algumas áreas já trabalhámos com 3 e 4 gerações de agricultores, e trazemos a nossa experiência para o futuro.

Neste momento, estamos a lançar as normas internacionais para uma agricultura sustentável em todos os mercados, de modo a fornecer aos nossos consumidores os produtos mais saborosos e com a melhor qualidade..

 

Preparar os nossos alimentos de forma responsável

Certificamo-nos de que os nossos produtos são congelados poucas horas depois de terem sido colhidos ou pescados, a fim de preservar a sua frescura e nutrição. Fazemos ainda esforços para reduzir o consumo energético durante a produção e processo de congelamento, bem como reduzir o consumo de água.

Ao desenvolvermos as nossas receitas, aproveitamos ao máximo as nossas matérias-primas e ingredientes. Dedicamos tempo à criação de instruções para cozinhar fáceis de seguir e certificamo-nos de que os nossos rótulos cumprem os regulamentos atuais. Sempre que possível, vamos ainda mais longe para ajudar os nossos consumidores a fazerem escolhas alimentares informadas. Trabalhamos também na redução do impacto ambiental das nossas embalagens através de um design adequado e uso otimizado. 

Respeitar os Direitos Humanos

Queremos certificar-nos de que quem faz parte da nossa cadeia de abastecimento é tratado de forma justa, por isso trabalhamos arduamente no sentido de implementar rigorosos procedimentos e políticas éticas. Oferecemos ainda formação interna relevante aos nossos colaboradores, de modo a promover o conhecimento e o entendimento destes procedimentos e políticas. 

Estamos empenhados em respeitar o comércio ético e conformidade social, elaboramos as nossas políticas de acordo com os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e aderimos às leis laborais locais dos países em que operamos. Tal diz respeito ao horário de trabalho, normas de saúde e segurança, liberdade de associação e salários justos.

Os nossos fornecedores têm de subscrever o Código de Conduta para Fornecedores da Nomad Foods Europe, e registar-se na SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange) : uma organização sem fins lucrativos que se dedica a melhorar as práticas empresariais responsáveis e éticas nas cadeias de abastecimento global.

Certificações externas

Acreditamos que as certificações externas são importantes para impulsionar o progresso e ajudar os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis. Constatamos o valor e a credibilidade dos programas de certificação independentes.

Por conseguinte, trabalhamos com algumas organizações e certificações como:

  • Marine Stewardship Council – define os padrões da pesca sustentável
  • Aquaculture Stewardship Council – define requisitos rigorosos para uma aquacultura sustentável, incentivando os produtores de marisco a minimizarem o seu impacto social e ambiental
  • Sustainable Agriculture Initiative Platform – criada pela indústria alimentar para comunicar e apoiar ativamente o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
  • Roundtable on Sustainable Palm Oil – promove o crescimento e uso de produtos à base de óleo de palma através de normas internacionais credíveis e da participação dos agentes envolvidos

Mantenha-se atento às certificações acima mencionadas quando faz compras, porque estas podem ajudar a que faça escolhas mais sustentáveis.

 

Em conformidade com o ASC, estamos a desenvolver uma melhor abordagemdo segmento à aquacultura, porque acreditamos num futuro em que o peixe e o marisco tenham uma certificação independente e que sejam provenientes de fontes responsáveis. 

Ao preparar novas certificações, projetos de retenção de recursos pesqueiros e campanhas publicitárias continuamos a dar voz aos oceanos.  Definimos ainda as nossas próprias políticas rigorosas que servem de diretrizes aos nossos fornecedores. 

Dedicated to making a difference

These are initiatives and commitments that we are a part of to make a difference in the world:

The peas please initiative, eat more peas benefit from of eating more vegetables.

iniciativas não governamentais

The WRAP Courtauld commitment 2015 - Reduce food waste by 20%. How to reduce food waste.

The UK plastic pact. 100% plastic packaging to be reusable or recyclable by 2015. Birds Eye UK plastic reduction.

The pea please initiative